Artigos e reflexões › 31/05/2023

O que celebramos na Festa de Pentecostes?

A Festa de Pentecostes já era celebrada desde o Antigo Testamento, quando Moisés recebeu de Deus, através dos anjos, os Dez Mandamentos no Monte Sinai.

Depois desse acontecimento de suma importância, todo o povo reunido com Moisés, e depois também os judeus, passaram a comemorar justamente a Lei dada pelo Senhor.

Nasceu então a chamada “Festa de Pentecostes”. Sem uma Lei concreta, os corações se perdiam em sua própria lei, e o pecado entrava facilmente na vida das pessoas – afastando-as do Senhor.

Porém, há dois mil anos, dentro daquele cenáculo onde os Apóstolos e a Virgem Maria estavam reunidos, essa comemoração ganhou um significado um pouco diferente…Era dia de Pentecostes e eles estavam com medo dos judeus.

O Espírito Santo então vem – e vem para inflamar os corações de cada um lá presente com a Lei da Caridade, com o Amor com que o próprio Deus se ama!

Ele fez isso para que, a partir daquele momento e séculos depois, todos os cristão que foram batizados e que estão em estado de Graça, recebessem também esse Amor Divino e ardente que nos santifica e nos dá coragem para largar de vez a vida velha de pecados e buscar cada vez mais uma vida santa com Jesus e Maria.

Os 7 dons do Espírito Santo:

Sabedoria: Este dom quase que nos silencia diante das maravilhas de Deus.
Ele nos faz sentir e saborear com docilidade os mistérios de Deus, concedendo-nos uma compreensão não humana dos mistérios e da grandeza divina.
É considerado o maior de todos os dons, porque eleva o homem a uma experiência sobrenatural de Deus.

Inteligência: É o dom que nos faz penetrar na Verdade Divina.
Concede-nos um conhecimento que não está limitado ao esforço humano, mas ultrapassa, dando-nos a conhecer a Verdade sobre os   Evangelhos, por exemplo, que, simplesmente pela razão humana, não temos conhecimento.

Conselho: É o dom que nos faz agir com cuidado e nos faz escapar das armadilhas dos nossos inimigos.
Concede-nos a maneira certa de proceder diante de algumas situações que poderiam pôr em risco o caminho rumo à salvação.

Fortaleza: É o dom que nos move a executar o que nos ensina o conselho, tendo como finalidade a maior glória de Deus, apesar dos sacrifícios exigidos para isso.
É, frequentemente, encontrado na vida dos mártires, aqueles que, conduzidos por uma força divina, deram a vida por Cristo.

Ciência: Este dom está ligado intimamente com a Providência Divina, pois, pelo Dom de Ciência, conseguimos ver a mão de Deus nos acontecimentos mais ordinários do cotidiano.
Ensina-nos a olhar os fatos da vida com o olhar de Deus. É característico na vida de alguns pregadores, dos santos doutores e dos diretores espirituais, cuja missão é propagar a fé e conduzir as almas.

Piedade: É o dom que nos faz tratar as coisas de Deus como sagradas, e a Ele mesmo com simplicidade, confiança verdadeira, como um filho deveria tratar o seu Pai.
A piedade nos ajuda a entender o nosso lugar de filhos para com Deus e nos faz tratá-Lo como Pai.

Temor de Deus: Não é um dom que nos faz ter medo de Deus, mas, em tudo, nos faz querer agradar-Lhe.
Segundo o padre Arintero2 ,“a alma possuída por esse dom quer, a todo custo, destruir, o quanto antes, o ‘corpo de pecado’, vivendo sempre cercada da penitência, para que também, em sua própria carne mortal, manifeste-se a vida do Salvador”.
É característico na vida de todo cristão batizado no início de sua caminhada com Jesus Cristo, onde busca moldar a sua vida de acordo com a Lei de Deus.