Artigos e reflexões › 01/04/2023

Indulgência Plenária: o perdão completo dos seus pecados!

Mas o que é a Indulgência Plenária?

“A Indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja a culpa já foi apagada, remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos (cf. cân. 992).”

Como conseguir a Indulgência Plenária?

Para obter a indulgência, é necessário que o fiel cumpra as seguintes obras:

• Confissão Sacramental;
  • Comunhão Eucarística;
  • Oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Como posso obter a Indulgência Plenária na Via Sacra?

Para isso você precisa:

• Rezar diante das estações postas na Igreja, caminhando de uma para a outra.
  • Junto com as imagens ou quadros das estações, devem estar cruzes.
  • O piedoso exercício consta de catorze leituras devotas, junto com algumas orações vocais. O fiel deve meditar na Paixão e Morte do Senhor obrigatoriamente, os outros momentos não são obrigatórios para ganhar indulgência.
  • “Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas, se a via-sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.”