A Festa

Procissão durante a festa do Padroeiro de Gaspar

A FESTA DO PADROEIRO

A grande festa da Paróquia é a do padroeiro, no dia 29 de junho. “A Festa de São Pedro Apóstolo surgiu há 161 anos, antes de a Paróquia ser reconhecida. São 161 anos ininterruptos de festa, por isso ela é uma referência regional”, destaca o pároco Frei Germano Guesser.

Na parte religiosa da Festa de São Pedro foi criada há três anos a procissão fluvial. “Cada vez mais tem atraído as pessoas. São Pedro era pescador e tirava o seu sustento do mar. Jesus o encontrou num barco e o fez o príncipe da Igreja. Então, é um resgaste muito feliz”, explica o pároco, dizendo que a ideia da procissão foi de Frei Florival Mariano de Toledo, hoje residindo na Fraternidade do Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES).

A procissão, contudo, nunca deixou de existir, embora não fosse fluvial, como conta o livro das crônicas dos frades. “Após a missa, vinha a procissão, acompanhada de toda a gente. Para brasileiros, uma festa sem procissão mal pode ser imaginada. Para eles, a procissão significa o ponto alto da festa”.

A festa do Padroeiro é a grande responsável pelas entradas de dinheiro na Paróquia. Para o coordenador do CPC,  Clarindo Fantoni, o dízimo ainda não ganhou força como em muitas paróquias, onde através dele os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja.

Dia da Festa: 29 de junho

Dá uma conferida nas nossas mídias!

Fique por dentro de tudo que acontece na nossa paróquia!